Ruído na comunicação

Por: Taiani Mendes

Um quarto, luzes frias, cortinas nas janelas, paredes em tom verde irritante, duas camas, uma televisão, um controle nas mãos de um rapaz de jaleco branco.

Dr. Fernando: Bom dia! Felizmente tudo correu bem, logo logo vocês estarão em casa rindo, comendo, conversando normalmente. Mas para que isso tudo aconteça mesmo temos uma etapa crucial do tratamento, a qual iniciaremos agora. A primeira recomendação é: vocês têm que conversar.

Sei que não se conhecem, estão cansados, não sabem usar o aparelho direito… Mas é justamente por isso que vocês precisam falar. Vocês precisam praticar para aprender a usá-lo corretamente. Como forma de estimular o diálogo, a televisão ficará desligada por algumas horas. Mais tarde eu volto pra ver se já descobriram pelo menos o nome e a idade um do outro. Vocês já sabem como funciona, não é? É só colocar na garganta e falar.

O doutor sai.

A senhora, já em sua 3ª quase 4ª idade, coloca um discreto sorriso na boca e olha para o adolescente que, deitado, parece procurar estrelas no teto.

Cinco minutos de silêncio. Dez minutos de silêncio.

-Você tá sentindo dor?

– Não. E você? A senhora?

– Não.

Silêncio

– Quantos anos você tem?

– Treze.

– Tenho um neto parecido com você. Ele também não gosta de falar muito.

– A gente pode beber água? Estou com sede.

– Não sei. Acho que não.

– A senhora teve medo de morrer?

– Não. Já vivi muito.

– Eu não.

– Você é muito novo pra ter medo. Sua vida nem começou ainda.

– Por que a senhora acha que teve câncer?

– Fumei muito. Bebi muito. Gritei muito. Me cuidei pouco. Rezei pouco. Um pouco de azar, um pouco de castigo. Talvez. Você eu não sei. Crianças não deveriam ter essas coisas…

– A culpa é da cidade.

– Você é de onde?

– Do Rio mesmo.

– Pode ser…

– É do mundo.

Silêncio

– O que você tá achando?

– Estranho. Não tenho mais voz.

– É. Mas pelo menos a gente ainda pode falar.

Deixe uma Resposta

