Quem Espera Sempre Alcança

Por: Monique Vieira

A lembrança que tenho de Inês Alice é, moradora da Rua 26 em Parada de Lucas, como gostava de ser chamada “uma mulher cabra macho”. Fazendo alusão a naturalidade nortista. Aos 23 anos, em 1955, casou com, um renomado sargento da Marinha, Aluísio. Um ano após o casório tiveram o primogênito de três irmãos, Aílton Felipe e num intervalo de quatro anos, cada um, nasceu Arlete Beatriz e Álvaro Márcio.

Nessa época, Inês Alice perceberá que seu marido tinha algum problema de ordem psíquica. – Quem em sã consciência, sai de casa apenas de cueca para ir ao bar beber? Comentava. O alcoolismo, de Aluísio, era outro problema que enfrentavam.

Exercendo duplo papel, de mãe e pai, fazia qualquer trabalho que fosse “legal” para ganhar dinheiro, desde costura à venda de produtos de catálogos. Diante dessa realidade Aílton Felipe, aos 13 anos, começava a trabalhar. Seu primeiro emprego foi numa padaria da região como ajudante de padeiro. A proximidade do seu trabalho era um empecilho, pois seu pai em crise psicológica ia até ao estabelecimento comercial ofendê-lo. Logo foi demitido. Arrumou outro emprego, como office-boy, bem longe de casa.

Comprovado que era portador de esquizofrenia, Aluízio, aposentou por invalidez. Piorando seu vício. Com mais tempo e dinheiro, só vivia pelos botecos e puteiros da vida. Os surtos, cada vez mais frequentes, de Aluísio desestabilizavam a família. Álvaro Márcio e Arlete Beatriz assim como Aílton Felipe perdia sua infância para ajudar a mãe.

Corna assumida, Inês Alice, não ligava. – Como amar alguém que me batia? Retoricamente dizia. Ela aguentou até o fim. Até que finalmente revidou, batendo na mesma intensidade que apanhava. Anos mais tarde, devido ao excesso de álcool, Aluízio apodreceu e evaporou. Digo, expirou.

Com seus filhos adultos-formados-empregados-casados, Inês Alice “viúva”, com uma gorda pensão militar, viveu até o seu último suspiro do jeito que sempre sonhou…  – Um dia vou alcançar a paz! Esperava Inês Alice sim, como diz o poeta/cantor Renato Russo: – Quem espera sempre alcança!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s