Menino do Rio

Por: Rosalina Brito

Centro da cidade, rio de janeiro menino de rua 13 anos mais ou menos indo em direção da mesa, tinha na mão um gargalo de garrafa sua aparência era suja, suas roupas rasgadas e de quem havia consumido muitas drogas, na mesa um senhor aparentando seus 65 anos, bebia uma água, e do lado uma xícara de café. Um menino chega sorrateiramente, coloca o gargalo no bolso e fica olhando para o homem ate que…

– o senhor pode pagar um refrigerante pra mim?

– claro o que você quer beber?

– serve qualquer coisa, estou com muita sede e também com fome, o homem chama o garçom que fica arredio, mas, obedece e serve o menino, que pega o lanche e coloca no bolso da camisa, e diz: e para mais tarde.

– onde você mora? perguntou o homem

-nas calçadas, tenho as estrelas como meu teto e um tijolo como meu travesseiro, o papelão e a minha cama

– nossa! parece um poeta!

-você sabe ler?

– sei, eu leio para os meus amigos, a lista telefônica e o único livro que tenho, mas, eu invento as historia porque não sabem ler, eles pensam que tudo que falo esta escrito ali, faço isso para ve-los feliz… a vida e dura, nas ruas, e são os únicos que sobraram da chacina da candelária.

– sinto muito, eu soube deste caso, foi muito triste

– eles foram muito covarde moço, não conseguimos mais nem dormi direito, agora sempre fica um de vigia quando desconfiamos de algo trocamos de lugar

– você e muito inteligente quer ir no teatro comigo?

– aceito, como e o seu nome?

– Sergio Brito, e o seu?

Anos mais tarde foi visto aquele menino, hoje homem, dando aulas de teatro, se tornou um diretor, artista plástico, dançarino pai de família. Varias vezes ele voltou aquele lugar na esperança de encontrar aquele homem para agradecer o convite, pois quando entrou no teatro pela primeira vês descobriu seu Dom decidiu, que ali morreria.

Deixe uma Resposta

