Segunda feira é dia de João

Por: Luiz Fernando Pinto

Segunda-feira, 04h30min horário de Brasília.

Depois de uma noite de guerra entre muriçocas no quarto de João e troca de tiros entre traficantes e policiais na Vila Jurema, o despertador da casa nº 347 da Travessa Treze, entra em funcionamento e transforma a casa do velho em um verdadeiro pandemônio.

Funcionário há cinco décadas no cartório do centro do Rio de Janeiro na Rua da Assembleia, João desperta mal humorado como de costume e vai logo sintonizando seu rádio SIEMENS 1960.

Após um banho gelado, defronte para o espelho aprecia seu reflexo cuidadosamente, afinal sempre fora um homem preocupado com aparência. Vestindo um terno marrom de gravata amarela, João segue rumo à estação de trem da Vila Jurema.

Após quinze minutos de caminhada, chega enfim a estação de trem, encara enorme fila, atravessa a catraca, na bilheteria uma gorda pitando um cigarro com cara de poucos amigos emite alguns palavrões para os operários que aguardavam João efetuar o pagamento do bilhete.

Ao longe se ouve o apito da locomotiva que se aproxima. João rapidamente enfia as mãos no bolso com a certeza de encontrar algumas moedas, para sua surpresa nada é encontrado, nem um cruzado sequer, com um punhado de esperanças vai até aos bolsos restantes, olha para o lado e percebe que a locomotiva se aproxima cada vez mais.

A essa altura alguns insultavam, outros prenunciavam o linchamento daquele pobre velho que tinha a certeza que pegara as moedas antes de sair de casa, não acreditava no que estava acontecendo.

Lembrou então que ao sintonizar seu rádio SIEMENS 1960 pela manhã deixou suas únicas moedas em cima do aparelho, antes de terminar o raciocínio, um homem forte, parecido com um lutador de vale tudo, a pega pelos braços e lhe acerta um murro no rosto, o que o deixou desacordado no chão.

O tempo vai passando, a gorda volta a pitar o seu cigarro, os transeuntes voltam a fazer o seu trajeto diário. Seu João agora é mais um elemento do cenário da vida cotidiana das pessoas da Vila.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s