Ou paga ou desce

Por: Darlan de Oliveira Grossi

Tudo soava muito estranho naquela manha cinzenta de segunda-feira, quando ainda abatido tomei um ônibus rumo ao trabalho, a todo tempo eu me fazia perguntas do tipo; porque comigo? Tinha que acontecer logo agora?

Esses são questionamentos que diversas pessoas fazem em alguma parte de suas vidas. Especialmente hoje não liguei para toda aquela gente imprensada no ônibus, tudo e todos pareciam tão frios e amargurados talvez seja porque eu esteja de luto e minha mente esta enxergando tudo tão triste, ou porque se trata de segunda-feira de trabalha.

Para piorar, quando o ônibus estava no meio do trajeto e fui pagar a passagem me dei conta que estava sem minha carteira, agora se trata de um indigente temporário sem recurso dentro de um ônibus e estava preso a um destino no qual não poderia fugir, o de pagar a passagem.

Nesse momento travei uma luta contra minha arrogância, era uma coisa humilhante pedir dinheiro ou implorar por uma carona. Enfim acabei me rendendo primeiro ao trocador e ele grosseiramente me mandou pedir para os outros passageiros; na maioria me ignoraram não consegui nem dez centavos, o trocador disse: Ou paga ou desce. Aquelas palavras desceram secas, o descaso dos passageiros me fez sentir na pele as vezes que recusei ajudar os necessitados agora era minha vez de sentir o que fiz no passado.

Não me rendi a implorar novamente. Naquele momento só conseguia pensar em um texto que meu amigo que outrora estava presente e se ausentara para sempre gostava de ler, escutei tanto que aprendi.

Emocionado inspirei-me dramaticamente e em alto bom som comecei a recitar “Um dia você aprende” de Shakespeare foi uma questão de tempo até todos do ônibus voltarem suas atenções para o que eu recitava com tanta emoção, ao fim todos aplaudiram, alguns se comoveram e compartilharam lagrimas, consegui muito mais que o dinheiro da passagem eu conquistei um publico e descobri que meu amigo pode não estar fisicamente aqui, mas suas ideias, atitudes e seu jeito louco de ser estão imortalizadas em minha memória e em meu coração.

Deixe uma Resposta

