O leilão que comprou minha sorte

Por: Itamar Porto da Silva

Acordei atrasado para meu primeiro dia de emprego, a caminho do ponto, dei um olá ao padeiro, bom dia ao jornaleiro e um sorriso para a moça que olhava meu desespero. Dei um pinote para o ônibus alcançar, aquele que para minha sorte por quinze minutos retardou a passar.

Coloquei a mão no bolso, coração começou a gelar, esqueci a carteira com dinheiro para passagem pagar. Expliquei que não dava tempo de voltar em casa , pois estava atrasado para trabalhar. O trocador foi logo dizendo, que desculpas não ia colar.

Uma mulher que ouvia tudo, começou a gritar:

-O engomadinho quer ti enrolar.

Uma senhora retruca:

-Se não tem dinheiro não adianta ir, como vai voltar?

Mediante aqueles vários discursos me surgiu uma idéia e comecei a falar:

-Tenho uma pulseira de 30 gramas de puro ouro, quem me der mais por ela pode levar.

Não pensei que num coletivo teria tanta gente com espírito empreendedor.

Os passageiros começaram a gritar:

-Pago a passagem e dou um martelo.

-Pago a passagem e dou um secador de cabelo.

-Pago a passagem e um tênis de corrida.

-Pago a passagem e dou um pandeiro.

-Pago a passagem e dou uma bicicleta.

O leilão estava sendo um sucesso, até que o último lance foi dado por um senhor:

-Pago a passagem e dou uma proposta nova para trabalhar.

Todos se calaram, inclusive eu. O senhor se aproxima da roleta paga a passagem e começa um diálogo me dizendo o seguinte:

-Filho, pode passar, mas desejo um minuto de prosa se for capaz de me escutar.

Respondi ao distinto cavalheiro:

-O senhor salvou o meu emprego e enquanto durar a viagem, ouço tudo que puder me falar.

– Sou dono de uma empresa e há algum tempo preciso de alguém pra me associar, nunca vi alguém tão compromissado com o trabalho e além de tudo com esta facilidade em se comunicar, se quiser já é meu sócio, tem perfil, se interessar.

Deixe uma Resposta

