O ato

Por: Taiani Mendes

Maldita introspecção! Queria eu ter a coragem dos heróis épicos ou daqueles que batalham diariamente. Não tenho grandes ambições. Não quero aparecer na TV, inspirar nome de bebês, virar nome de rua. Gostaria apenas que minha voz esganiçada saísse da garganta e meus olhos agitados contemplassem firmes os olhos de outro alguém.

A motivação não é romântica. Não pretendo me declarar. Seria um apelo sincero: “O senhor (a) teria dois reais e setenta e cinco centavos para me emprestar?” Poderia trocar o senhor por “você”. Tenho dúvidas quanto ao “emprestar”. Dinheiro não se empresta se dá. Ainda mais para um desconhecido num ponto de ônibus lotado.

Mas ressalto que caso encontrasse no futuro meu benfeitor não hesitaria em cumprimentá-lo e quitar a dívida. Com juros, se necessário. Fim do empréstimo. Mas nada disso acontecerá porque eu não tenho a atitude de abordar ninguém.

Poderia completar com “Hoje é meu primeiro dia no meu primeiro emprego e percebi agora que esqueci a carteira em casa.” Mais emocional, mais cativante. Pessoal até demais. No meu manual de introvertido/reservado/rotulado pelos demais como “tímido” está escrito “não forneceis detalhes de sua vida particular”.

A hora avança. O atraso é certo. Ao invés de dinheiro o ideal agora seria conseguir um celular. Nem gastaria crédito. “Você me emprestaria seu celular por um instante? É a cobrar.” Não dá. É mais estranho que pedir dinheiro.

O ponto esvazia. As opções tornam-se escassas, as preocupações mudam de figura. Sou um merda. Perdi um trabalho por não ter coragem de abri a boca. Não tenho cara de voltar para casa. Não tenho voz. Não existo.

O estômago grita. Cinco horas parado num ponto de ônibus. Pelo menos era um dia nublado. Cinco horas de reflexão, de tortura, de vergonha. Não desmaiarei de fome. Volto para casa. Talvez tenha aprendido alguma coisa.

Na pressa de sair dali esbarro numa moça que corre para pegar o ônibus. Olho para trás e grito: “Desculpa!”. Ela segue. Provavelmente nem ouviu.

Deixe uma Resposta

