Encantos

Por: Ana Paula Lisboa

Brigo com ela logo cedo, para começar bem a manhã. Minha mãe é dessas mulheres chatas que questionam tudo e todos, perguntam todos os porquês do mundo, de todas as grafias dos porquês. A briga me faz correr e na saída a carteira fica em cima da mesa da cozinha, ao lado do copo de suco que enchi sem beber. No trocador me lembro dela e do suco. Tenho instantânea vontade de assassinar minha mãe. Os motoristas do 455 são sempre estranhos, me perseguem. Mesmo catando todas as moedinhas da bolsa vejo que nem chega perto da fortuna de R$ 2,75.

– Senhores passageiros, desculpe interromper o silencio da sua viagem. Eu briguei com minha mãe essa manhã e para me livrar dela saí correndo e esqueci a carteira em casa, sem nem mesmo tomar café. Será que alguém pode completar o valor da minha passagem?

Alguém percebe a minha frustração e surto assassino, ouço: “eu completo pra você, pode passar”. Só depois de passar vejo que o alguém é negro, braços fortes, tatuagem, usa tênis vermelhos da Nike, calça jeans, blusa vermelha com uma estampa que eu não dá pra ver por esse ângulo, óculos de grau com hastes laranja. Está estudando. Minha miopia não me deixa ler, só dá pra ver uns mapas, deve estudar Humanas, adoro homens que se dedicam a pensar o mundo.

No Aterro e folhas voam. “Ai, meu Deus, ele me olhou”. Disfarço. Uma das folhas voa pra debaixo do banco da frente, é engraçado, mas ele ficou preocupado, a matéria deve ser difícil e importante. Estamos passando em frente a montanha do Corcovado, ou do Pão de Açúcar, eu nunca sei, ele está desesperado, o moço do banco da frete consegue apanhar as folhas.

Tem o cabelo bem cortado, com o pé bem feito, lábios grossos e um pircing no nariz que a coisa mais linda, deve ser gay, só pode ser gay. Praia de Botafogo do lado esquerdo e Cristo do lado direito. “Essa cidade é mesmo linda.” Ele desiste de ler e resolve a ouvir musica, não parece ser pagode ou funk, ele deve ouvir Crioulo. Salta em frente a estação de metro Cardeal Arco Verde e antes de sair olha pra bunda da mulher a sua frente. Com certeza não é gay, mas me desencantou.

Deixe uma Resposta

