Não mexa com essa “sarrabuia”!

Por: Adilson Passos

Ao meio dia, o calor de mais de quarenta graus na Avenida Presidente Vargas, era insuportável; o veículo não possuía um sistema de ar condicionado. A trocadora demonstrava ser implicante; gorda, lixava suas unhas vermelhas sem prestar atenção ao seu serviço.

Também com o Rio Card quem tem crédito passa, quem não tem pára na roleta. Nem precisa da intervenção da moça. Como o último da pequena fila, só estava esperando chegar a minha vez de passar. Um maltrapilho que estava à minha frente tenta por duas vezes; passa o cartão e a máquina rejeita, tenta novamente e já enfurecido consegue passar. Olha um instante para a trocadora que continua fazendo e soprando as suas unhas com habilidade, e recomenda: -Não mexa com essa “sarrabuia”!

Entendi logo que o moço de pouca cultura queria dizer sarrabulho, o resto, o bagaço. Caía bem para a moça; ou seria o veículo? A máquina estaria com defeito? Queria ofender especialmente a trocadora, ou esta não entendeu? Eu não tinha o saldo para a passagem no cartão, mas como ela não estava lá dando atenção a roleta tentei ir em frente. O equipamento poderia estar com algum defeito e aí não seria eu, que não teria os créditos.

Passei o cartão, mas a catraca não rodou, após a primeira tentativa a moça que parecia desligada foi rápida e me advertiu:

-Sem real não! Fiquei pensando na história que eu iria contar; começo, mas sou interrompido com cinismo.

-Motô? O playboy aqui não tem dinheiro.

-O que está acontecendo mano?

-Eu fui assaltado e levaram todo o meu dinheiro, e o meu Rio Card não tem mais créditos.

-O trabalhador não pode deixar de ir ou voltar do trabalho, só porque não tem uma vez o dinheiro da passagem. Quando você quiser descer, você fala que eu abro a porta da frente. Eles te assaltaram onde?

-Na central. A sínica trocadora se mete no papo

-É um assalto clássico!

Deixe uma Resposta

