Fim antes do fim

Por: Jéssica de Oliveira

Eu entendo o desespero da dona Fátima, aquela mulher carinhosa que põe os filhos em pedestais. Entendo também que passar a noite sem saber do paradeiro de um deles deve ser mesmo uma tarefa muito ingrata para uma mãe.

– Pelo amor de Deus, Fabiana, você sabe onde está o Juan? Ele não dá sinal de vida desde ontem.

Aquelas palavras na tela do computador foram como um clarão, me fazendo pensar como nunca havia feito. Definitivamente, eu não sabia do Juan. Ele também não me dá sinal de vida há muito tempo. Esqueci-me de quando foi última vez em que o vi vivo, pulsando, com olhos de desejo sobre mim, presente além do corpo. Na verdade, temos protagonizado uma relação vivo-morto, automática, daquelas “bate cartão”, cumprindo a cota semanal de namorico no sofá. E é mais ou menos assim que me sinto muitas vezes: como um sofá velho, algo que o deixa confortável demais, no sentido pior da palavra. Um conforto que faz ter preguiça até mesmo de pegar o controle remoto e mudar o canal para algo melhor.

Ao contrário dos bons momentos que já caíram no esquecimento, lembro-me bem de suas ausências, e me refiro não somente às físicas. Juan desapareceu para mim muitas e muitas vezes. Tornou-se hábito me dar às costas, criando espaços vazios entre nós, que para mim sempre foram como precipícios. Eu entendo o desespero desta mulher porque também já me desesperei pela ausência deste homem. Mas agora tudo se clareou. Acabo de decidir que quero qualquer outra coisa que seja minha por inteira e que me queira inteira para si. Sem frieza, sem desaparecimentos.

– Não, Fatinha, infelizmente não sei do Juan. Ele sumiu para mim há bem mais de 24h. Mas não se preocupe, ele deve estar bem. E por favor, quando encontrá-lo, diga que eu não o estou procurando mais.

*Fabiana Lopes está offline para conversas no Facebook.

Deixe uma Resposta

