Carta ao Senhor Fiscal

Por: Regiane de Souza Braga

Senhor fiscal,

Venho através desta carta, que escrevi no ponto, durante os 90 minutos que fiquei esperando, pedir sua compreensão. Sou Ruberval dos Santos Filho, morador de uma das ruas da Cidade do Rio de Janeiro, e funcionário público. Poderia entrar no ônibus vendendo balas, mas estaria tirando o emprego de outras pessoas, fingir um assalto, mas isso me levaria preso, além de causar um enorme desgosto a minha família, podia estar pedindo 5 centavos, 1 real, até conseguir o valor da passagem, mas hoje em dia ninguém acredita em pobre coitado, e o povo, assim como seus governantes, está se lixando para quem está na “merda!”

Bem, a verdade é que esqueci minha carteira em casa, e ainda que estivesse em meu bolso, não tenho mais dinheiro, meu salário está atrasado e rezo sempre para que volte do trabalho com o dinheiro pago pelo meu esforço de cada dia, mas não é o que acontece. Como disse mais acima, sou funcionário PÚBLICO, vendo sonhos, ilusões e romances na Central do Brasil, mas infelizmente não tenho uma boa clientela. Aliás, muitas obras que vendo foram encontradas no lixo e foi com elas que aprendi a escrever a você. Passei também muitos dias andando de graça nessa linha, entrando por trás, passando despercebido pelo motorista, que agora também é trocador, mas alguma coisa me dizia que um dia alguém iria me enxergar.

Aproveitando a oportunidade, aceito trabalhar de carteira assinada, não que esteja cansado desse trabalho, mas preciso ganhar dinheiro para me sustentar, mesmo que o salário mínimo seja uma vergonha, é bem pior viver sem ele. Caso tenha que fazer alguma prova, estou altamente qualificado pelas obras de Machado de Assis, que confesso não ter entendido muito, mas aprendi muitas palavras, pelo dicionário Aurélio, por Clarisse Lispector, Maria Clara Machado e muitos outros autores. Nunca entrei numa escola, mas aprendi muito com os “lixos” da vida, e não acho justo que minha história acabe num ponto final!

Deixe uma Resposta

