Candidato

Por: José Luis Rocha

Seis horas. Saulo pulou da cama, cambaleante de sono, estudara até às tantas. A cabeça cheia de números e problemas. Mesmo sabendo que precisava descansar na véspera, não conseguia se livrar das equações.

Ouviu dizer no rádio que fortes chuvas causaram engarrafamento na Avenida Brasil. – seis e quinze! – falou o locutor, como se mandasse Saulo se apressar. “Caramba, a prova começa às oito!”, pensou. Saiu às pressas, levando consigo uma fórmula: ”a hipotenusa ao quadrado é a soma dos quadrados dos catetos”.

No ponto, a mesma agonia, nada de ônibus. Já eram quase sete, quando decidiu pegar uma van. Com tanto trânsito não daria pra chegar ao Maracanã no horário. Pegou a primeira que parou. Lá dentro, mais de 20 pessoas ignoravam o letreiro: “lotação: 15 pessoas, sendo uma gratuidade”. Atrás, quase colado, um cara exalava cachaça pura. O jeito era respirar para baixo.

Entraram mais dois passageiros. Saulo reinventou uma frase: “existem muito mais pessoas entre Guadalupe e a Central, do que se possa imaginar nessa van”, pura filosofia.

A chuva aumentou e as janelas foram fechadas. O cheiro de álcool vinha por baixo também. “Sete e meia, e a van não anda…” O estômago estava embrulhando. “cateto oposto, mais cateto adjacente…”.

Estavam no Caju. Dali para a UERJ era um pulo. “dez pras oito.”, enfim chegou. Da janela, viu com impaciência a correria dos últimos candidatos ao vestibular. Dá tempo. Meteu a mão no bolso, pegou a carteira e levou um susto: não tinha dinheiro. Ficou em cima da mesa. Para piorar, lembrou que na van não aceitam Riocard. Bateu um desespero.

– Eu conheço essa armação! – disse o motorista.

Constrangido, perdeu mais de 5 minutos se explicando. Passou por caloteiro. E o pior, o bêbado pagou sua passagem.

Todos já tinham entrado. Nem agradeceu: desviando dos carros; apavorado, via um funcionário mal encarado fechando os portões. “daqui até lá tem uns 50 metros de distância e faltam 10 segundos para as oito…”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s