Menino travesso

Por: Everton Rodrigues

Uma manha de domingo ensolarada na grande cidade de São Paulo, existe um adolescente apelidado Shibica, que é um garoto muito imperativo e conhecido em seu bairro pela sua alegria. As ruas de seu bairro são cheia de ladeiras e vielas.

Antes dos seus pais acordarem, quase todo domingo sozinho, Shibica pega sua bicicleta com rodinhas e brinca na rua de baixo de casa, porem sempre sai sem avisar, quando ele chega em casa recebe uma surra de chinelo; as vezes Shibica enrola seus pais com belo sorriso sempre como uma frase nova “que dia lindo mamãe, vocês descansarão bem hoje, o céu esta cheio de desenhos papai”.

Shibica sempre chega antes do meio dia. Naquele domingo Shibica foi um pouco mais longe por causa de um cachorro que brincava sozinho na rua.

– Totoo vem qui vem fiuuii.

– au au au, au uh uh.

Cachorro correu, Shibica se emociona e pedala rápido atrás do cachorro, vira a esquina, entra no beco, vira a rua, desce a viela pow.

– aii…

– Buaaaa

Shibica chora, levantando do chão balançando a mão, com braço raspado ele senta no chão gemendo, demoradamente percebe que o velhinho atropelado não levanta.

– Mi desculpa tio.

– Me ajuda garoto, bati minha cabeça esta tudo girando fala comigo fala comigo!

– Oi, oi eu to falando oi, oi qual seu nome? Oi senhor.

– Aiaiai minha cabeça.

– Qual seu nome senhor?

– Meu nome é Damásio, estou ficando com sono, minha cabeça ta girando pega meu celular no meu bolso continue falando comigo,ligue 190 e aperta o verde.

-190? Ixi será que sei mexer nesse troço tio, um, nove, zero agora verde… Tio Damásio tudo bem? Agora verde… obaa uh conseguir ta chamando tio ta chamando.

– Ai… Que alegria em garoto, só por conseguiu mexer no celular.

– É porque meu pai nunca deixa eu mexer no…i alô, alô?

– Emergência

– Emergência? Oi tia, o tio Damásio ta com a cabeça girando ta ficando com sono pediu pra eu ligar pra você.

– O que aconteceu? Qual endereço onde você ta ?

– Ele caiu bateu a cabeça, eu to aqui na viélinha perto da minha casa.

– Você sabe o nome da rua?Ou o nome da rua da sua casa?

– O nome da rua minha casa eu sei, sei sim oh: Rua João Jose Rios 88 meu pai minha mãe meu irmão i eu mora na casa 4, também sei o cep 01010-324 eu to na rua de baixo de baixo na vielinha do campinhu da linha do trem , tia emergência.

– ok vamos mandar uma ambulância agora, fica na linha por favor…

– Eita… tia emergência ele dormiu vou acorda ele… Tio Damásio acorda, acorda já liguei já ta chegando acorda.

– Ham? Ui…Não posso dormi na! Fala comigo.

– Mas eu to falando , você que pediu pra ligar pra tia emergência eu liguei, que nome estranho né ? O seu também é tio, Damásio nunca ouvir, ce ta cheio de sono em, não dormiu ontem não ?

– Estou com sono porque bati a cabeça, e não posso dormi ai… i o nome dela não é emergência não, e porque você mentiu? falou que eu cai, você me atropelou com bicicleta.

– Ué, mas você não caiu não? Eu não mentir não tio, não posso mentir Deus não gosta de mentira. Meu pai foi preso uma vez porque ele atropelou um a senhora que atravessou o sinal verde, então eu aprendi, é só colocar a letra o, antes da palavra mentir se chama omitir. É fala a verdade de outra forma, viu o que to aprendendo!

-Misericórdia, que criança essa, já esta aprendendo a enganar as pessoas menino, filho de peixe peixinho é; vem aqui me ajuda a ficar sentado pelo menos garoto.

– Ce é gordo mais eu ajudo sim, sou forte; poxa tio desculpa eu não vi cê não, apareceu do nada, ce ta melhor ?

– To melhorando sim ai… Obrigado garoto, não te culpo não, no meu tempo eu andava de bicicleta correndo ate mais rápido que você, já fiz muita besteira.

– Mais rápido que eu duvido, pode me chamar de Ayrton Senna, só que eu não faço muita besteira que nem você tio.

– Que figura você em garoto, cheio de certezas e energias; vai me fala, o que você quer ser quando crescer?

– Eu já cresci, mas quando eu ficar adulto eu quero ser piloto de formula 1, olha meu relógio do seninha…ai, ai, ai meio dia, hoje eu apanho to atrasado minha mãe já deve ter acordada, hoje vou toma varias chinelada tenho que ir embora você vai ficar ai ?

– Você vai me deixa sozinho aqui no chão?

– Melhor do que eu apanhar… Mas também já era vo apanhar passou do horário mesmo.

– Você não vai falar pra sua mãe o que aconteceu?

– Ae ufa, Boa tio , vou falar que eu salvei a vida de um velhinho.

– Velhinho agora pronto, mas você quase me matou menino, como assim salvou ?

– Si eu não estivesse aqui pra acorda ce tio, pra ligar pra tia emergência, não teria te salvado.

– Há, há, há é melhor rir do que chorar, se você não tivesse me atropelado já teria me salvado.

– I é barulho da ambulância?

– É sim, ta chegando Graça a Deus.

– Olha La ta chegando, que bom tio eu vou cair fora, eles vão me prender si mi ve aqui, tchau, tchau desculpa.

– Oh garoto eles não prendem ninguém não, não é a policia.

– eu não vou pagar pra vê tio fui.

Ambulância chega no local,os enfermeiros coloca Sr Damásio na maca sorrindo disfarçadamente.Shibica chega em casa suando gritando:

– Pai, mamãe você não sabe o que aconteceu, encontrei uma velhinho caindo no chão, salvei a vida dele ate ambulância chegar.

Deixe um comentário